A Mulher e a Fibromialgia

Tive uma péssima noite de sono, me virava de um lado para o outro, pois meu corpo todo doía e não achava posição que pudesse aliviar estas dores.
Estou tão cansada, não tenho vontade de fazer nada! Se pudesse ficaria dormindo….mas tenho que trabalhar, cuidar dos filhos, do marido…não estou aguentando mais!
Muitas vezes não tenho vontade de fazer sexo com meu marido, pois o cansaço e as dores tiram a minha vitalidade.
Sair a noite nem pensar, só quero ficar quieta, minha cabeça dói, não tenho forças….
Este é um cotidiano que muitas mulheres passam e não conseguem saber o que é….você sabia que pode ter fibromialgia???
A fibromialgia é uma síndrome que se caracteriza por dores difusas envolvendo músculos, tendões e ligamentos.
A mulher com fibromialgia sofre com múltiplas dores pelo corpo, muitas vezes se refere a “dor que anda” e se sente cansada. Apesar de nos exames físicos e laboratoriais não aparecer nenhuma anormalidade.
Exatamente pela falta de achados objetivos, a fibromialgia era no passado, considerada uma doença de natureza psicossomática (psicológica).
As atuais teorias sugerem uma alteração nas áreas cerebrais responsáveis pela percepção da dor. Isso significa que estímulos indolores para a maioria das pessoas são interpretados como dor pelo cérebro da mulher fibromiálgica.
A fibromialgia é seis vezes mais comum em mulheres e sua prevalência aumenta conforme a idade, a maioria dos casos acontece entre 30 e 55 anos.
Tem como sintomas associados à dor difusa:
- fadiga matinal
- distúrbios do sono
- dor de cabeça
- síndrome do intestino irritável
- depressão
O tratamento ideal é feito com uma equipe multidisciplinar, com reumatologista, fisioterapeuta, psiquiatra, psicólogo e massoterapeuta.
Apesar da mulher sentir-se persistentemente cansada, deve ser estimulada a fazer atividade física, massagens, meditação, yoga e atividades que contribuam para o alívio das dores, cansaço e qualidade do sono.
Portanto se você tem dores por todo o corpo a algum tempo, sente-se frequentemente cansada, já foi a vários médicos e nenhum deles consegue identificar uma causa, você pode estar com fibromialgia.
Procure um reumatologista e com a confirmação do diagnóstico, o médico poderá prescrever alguns tratamentos que irão auxiliá-la no alívio dos sintomas.
Aqui no Espaço Saúde Djalma você encontrará serviços especiais para melhorar sua qualidade de vida. Entre em contato conosco e saiba onde podemos ajudá-la.
Elaine Queiroz
Psicóloga e Massoterapeuta – CRP 06/63747